Movimento por uma Alternativa
Independente e Socialista

O MAIS – Movimento por uma Alternativa Independente e Socialista é uma organização política que luta contra o sistema capitalista, pelo fim de toda exploração e opressão e pelo poder dos trabalhadores, ou seja, por uma sociedade socialista. Acreditamos que o capitalismo, com sua exploração bárbara de pessoas e recursos naturais, com sua busca frenética pelo lucro, com suas guerras e sua violência, não pode oferecer nenhuma saída para a humanidade. Ou os trabalhadores, a juventude, o povo pobre e explorado, os oprimidos e marginalizados derrubam esse sistema, ou a humanidade mergulhará em uma era de obscurantismo e decadência talvez irreversível.

Somos parte da tradição socialista internacional. Fazemos nossas as vitórias e derrotas da classe trabalhadora mundial e dos oprimidos na luta por sua libertação. Somos herdeiros da Comuna de Paris, do socialismo científico de Karl Marx e Friedrich Engels, da Revolução Russa de Lenin e Trotski. Acreditamos que a luta pela revolução socialista brasileira exige de nós audácia, mas ao mesmo tempo firmeza e paciência. Exige ir ao encontro das lutas reais de todos os explorados e oprimidos, ser parte ativa de cada enfrentamento, de cada barricada que se levanta e resiste. Mas, exige também uma estratégia bem definida, porque quem não sabe contra quem luta jamais poderá vencer. E paciência, porque o diálogo entre todas as organizações socialistas é fundamental para que se supere a crise que se instalou na esquerda brasileira com a falência do projeto do PT.

A organização que queremos construir, para a qual o MAIS é um pequeno ponto de apoio, deve ser democrática e flexível, com ampla possibilidade de discussão e polêmica interna. Mas, deve resguardar também a necessária unidade na ação, sem a qual a luta contra inimigos tão poderosos está fadada ao fracasso. Nos chamamos MAIS porque viemos para somar, porque desejamos ser muitos, porque queremos conquistar muitas coisas, porque cada um que se junta a nós é importante. Entre na página e venha nos conhecer!

Pertencemos a diferentes gerações, somos veteranos e jovens, mulheres e negros, LGBT’s, professores e indígenas, operários industriais e da construção civil, petroleiros e estudantes, ativistas e dirigentes sindicais que constroem a CSP-Conlutas, trabalhadores da saúde e do transporte, desempregados e intelectuais, funcionários públicos e terceirizados.

Conheça o manifesto pela construção de uma organização revolucionária e socialista no Brasil