Fotos Flickr

Mulheres e Revolução I 100 anos da Revolução Russa

Quando? Sábado, 25 de março
Horário: Das 16 às 18h
Onde? Livraria Tapera Taperá (Galeria Metrópole, Av. São Luís, 187, 2º andar, loja 29 metrô República)

Venha debater com a gente. A contribuição será de Isabel Loureiro, professora aposentada da Unesp, autora do livro Rosa Luxemburgo, os dilemas da ação revolucionária e presidenta honorária da Fundação Rosa Luxemburgo e também de Silvia Ferraro, historiadora e da Coordenação Nacional do MAIS.

No dia 08 de março de 1917, na Rússia, uma manifestação de mulheres marcou o início da revolução de fevereiro( 23 de fevereiro no calendário Russo da época). A manifestação iniciou uma jornada de cinco dias que culminou com a queda do Czar e a instauração do governo provisório.

O processo revolucionário que seguiu nos meses seguintes teve inúmeras consequências para a vida das mulheres. Conquistas essenciais como o direito ao divórcio, ao aborto, a creches, lavanderias e restaurantes coletivos fizeram parte dos avanços que as mulheres conquistaram com a expansão da revolução comandada pelos Soviets e dirigida pelos bolcheviques.

A participação das mulheres em toda esta história, os retrocessos a partir da burocratização e stalinização da revolução, relatos presentes nos livro de Wendy Goldman (Mulher, Estado e Revolução) assim como o olhar de revolucionárias como Rosa Luxemburgo sobre a Revolução Russa, farão parte do debate.

Post A Comment